Glandulas do corpo
Hipófise >L ocalizada na base do crânio. Hipófise é denominada glândula mestra porque controla a outras glândulas endócrinas. Ela influencia o metabolismo e crescimento.
Hipotálamo> O hipotálamo está situado no cérebro e está ligado à hipófise através de uma haste. Sua função é regular a secreção dos hormônios produzidos pela hipófise.
Glândulas supra-renais >Localizadas acima dos rins. As principais funções da glândula supra-renal incluem a realização de processos metabólicos e ajudando o corpo a lidar com o estresse. Estas glândulas regulam o mecanismo de luta ou fuga do corpo.
Glândula Tireóide >Tireóide, glândula localizada no pescoço. Principal função da tireóide é o de regular o metabolismo do corpo
Glândulas paratireóides > Localizada no pescoço atrás da tireoide. Suas funções ´ o crescimento dos músculos e ossos. A distribuição de cálcio e fosfato no organismo é determinado por elas.
Ovários > Os ovários, em número de dois, estão situados um em cada lado do útero. Além de conter as células necessárias para a reprodução, produzem os hormônios que determinam a menstruação e as outras características sexuais femininas.
Testículos >Os testículos, em número de dois, situam-se na bolsa escrotal e produzem hormônios necessários para a reprodução e outras características sexuais masculinas.
Pâncreas > Localizado próximo aos rins. Parte endócrina do pâncreas é a responsável pela regulação do açúcar no sangue.
Pineal >A pineal está localizada no cérebro e sua função é produzir o hormônio melatonina, que tem papel importante do ritmo noite-dia do corpo.
Glândulas Salivares > São glândulas localizadas na região facial e sua função é secretar a saliva.
Glândulas Sebáceas > Estão localizadas na derme e seus ductos geralmente desembocam na porção terminal dos folículos pilosos. Sua função é excretar sebo.
Glândulas Lacrimais > São um grupo de glândulas serosas