Ciencia/Glandulas
Feita essa consideração, as glândulas que fazem parte do sistema endócrino são: tireoide, paratireoide, hipófise, pâncreas, suprarrenais e as glândulas sexuais (masculina e feminina).
Por sua vez, as glândulas que compõem o sistema exócrino do corpo humano são as glândulas: salivares, sudoríparas, lacrimais, mamárias e sebáceas.
Glândulas do Sistema Endócrino
Glândulas do Corpo Humano
Tireoide
Localizada no pescoço, a tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano. Atua em diversas funções vitais como: a produção de hormônios (triiodotironina e tiroxina) e regulação de metabolismo.
Dessa forma, o mau funcionamento dessa glândula pode acarretar em doenças como o hipertireoidismo (liberação excessiva de hormônios) o qual acelera o metabolismo e o hipotireoidismo (liberação insuficiente de hormônios) que diminui a ação metabólica do corpo.
Paratireoides
Localizadas no pescoço, ao redor da glândula tireoide, as paratireoides são as menores glândulas do corpo.
Formadas por quatro pequenas glândulas, consideradas dois pares de tireoides (superiores e inferiores), elas atuam na produção do hormônio Paratormona (PTH) cuja função é regular a quantidade de cálcio presente no sangue.
Hipófise
Pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, a hipófise, também chamada de “glândula mestra”, está localizada na parte central da cabeça e possui importantes funções como: o controle de outras glândulas, bom funcionamento do metabolismo e a produção de hormônios (ADH e do crescimento).
Pâncreas
Localizado atrás do estômago, o pâncreas é uma glândula mista, visto que faz parte do sistema endócrino (produção de hormônios: insulina, somatostatina e glucagon) e exócrino (liberação do suco pancreático) do corpo humano. Dessa forma,