A festa de babette
Halyne Gonçalves Guimarães
Janaina Pires Marinho
Lais Cristina Santos Gonçalves
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Trabalho apresentado ao Departamento de Psicologia da PUC Goiás como requisito parcial para a disciplina Psicologia do Desenvolvimento I ministrada pela Professora Ms Thaís Toledo.
Goiânia, 2013
Resumo
Ao estudarmos a vida humana desde a sua concepção ficamos assombrosamente maravilhados. A vida uterina já repleta de definições que influenciará esse ser por toda a sua vida. Estudiosos dizem que o feto não se desenvolve apenas fisicamente, mas também emocionalmente. Ele já é capaz de decidir, ter preferências, sentir o mundo aqui fora. Por isso a interação mãe-feto é fundamental para um desenvolvimento saudável.
Comprovações científicas comprovam que seus gestos e emoções significam muito no período gestacional, sendo assim, a mamãe precisa desenvolver uma relação de segurança e amor com seu filho.
Além disso, é extremamente importante conhecer como incide o desenvolvimento físico e intelectual do embrião. A formação de cada membro e órgão é admiravelmente percebido em cada semana da gestação. Através do pré-natal os pais podem acompanhar de perto esse desenvolvimento e tomar os devidos cuidados que cada uma delas exige para que ocorra tudo bem do inicio ao fim da gravidez.
Por fim, chega o momento de conhecer o mundo aqui fora! A mamãe começa a sentir as contrações, dolorosa maneira de o bebê dizer: “Não quero mais ficar aqui dentro!” Chegou o grande dia, seu nascimento! Ele rapidamente reconhece aquela que o conhece bem e logo encontra o seio da mãe para mamar. Junto dela ele recebe tudo o que precisa para seus primeiros momentos de vida fora do útero. Com sua incrível capacidade de observação começa a aprender como sobreviver fora da proteção da vida uterina. Eis o milagre da vida!
Desenvolvimento Pré, Péri e Pós Natal
Halyne Gonçalves Guimarães
Janaina Pires Marinho
Lais Cristina