glandula tireoidea
A glândula tireóidea é constituída por dois lobos (direito e esquerdo) e estão unidos por um istmo. A glândula tireóidea está situada na frente da traqueia e abaixo da laringe.
A glândula tireóidea produz o hormônio: a calcitonina, que reduz o nível de cálcio no sangue e atua com os paratormônios.
Mas quando está sob influência do hormônio tireoideotrópico da hipófise, produz hormônios tri-iodotiromina (T3) e tiroxina (T4), que atuam sobre a taxa metabólica basal.
Quando os níveis de T3 e T4 estão muito altos é chamado de hipertireoidismo. Ele determina o nervosismo excessivo, aumento do ritmo cardíaco e perda de peso. Mas quando seus níveis estão muito baixos é chamado de hipotireoidismo: ele, na infância, influencia no desenvolvimento psíquico e corporal, provocando uma doença conhecida como cretinismo. Já no adulto, o hipotireoidismo determina a pele seca, intolerância ao frio e cansaço.
Suprarrenais
As glândulas adrenais ou suprarrenais, localizadas uma sobre cada rim, são constituídas por duas regiões distintas: a periférica (ou cortical), derivada do epitélio que delimita o celoma, e a central (ou medular), derivadas dos mesmos esboços embrionários nervosos do sistema simpático.
Na região cortical são produzidos hormônios esteroides derivados do colesterol, os corticosteroides, hormônios funcionalmente classificados em:
Glicocorticoides: fazem a manutenção do nível de glicose no sangue, quando a taxa de glicose diminui, esse hormônio promove a síntese de glicose a partir de fontes que não sejam carboidratos como as proteínas. Os principais exemplos de glicocorticoides são a cortisona e a corticosterona.
Mineralocorticoides: dentre os seus hormônios o principal é a aldosterona. Ela estimula o rim a reabsorver sódio e água da urina, aumentado a pressão sanguínea e o volume de sangue.
Hormônios sexuais: são produzidos no córtex da adrenal são principalmente andrógenos (hormônios sexuais masculinos), similares à testosterona,