sistema endócrino
1)As glândulas:
Os hormônios são produzidos por glândulas especiais e lançados no sangue. Cada hormônio age em determinado tipo de tecido. Mas nem todas as glândulas produzem hormônios. Algumas lançam seus produtos, as secreções, para fora do corpo ou dentro das cavidades de órgãos: são as glândulas exócrinas. É o caso das glândula sudoríferas, sebáceas, lacrimais e mamarias. Já os hormônios são produzidos pelas glândulas endócrinas, como, a hipófise, a glândula tireóidea, as glândulas paratireoides e as suprarrenais, e lançados no sangue. O conjunto de glândulas que produzem hormônios é chamado de sistema endócrino. Há também glândulas mistas, como o pâncreas, que exercem funções exócrinas e endócrinas.
2) Hipófise: A hipófise produz:
1- Hormônio de crescimento: Faz a pessoa crescer, a falta desse hormônio na infância faz a pessoa ficar com altura muito abaixo da média.
2- Hormônio antidiurético (ADH) : facilita a reabsorção de água pelos rins.
3- Prolactina: estimula a produção de leite durante a amamentação.
4- Ocitocina: estimula as contrações do útero no momento do parto, o que ajuda o bebê a nascer; depois, auxilia a secretar o leite quando o bebê suga o seio da mãe.
3) Glândula Tireóidea: A glândula tireóidea produz:
1- Tiroxina: faz o organismo trabalhar mais rápido.
2- Tri-iodotironina: faz o organismo trabalhar mais rápido.
3- Calcitonina: diminui a liberação de cálcio no sangue.
4) Glândulas paratireoides: São quatro pequenas glândulas localizadas na parte de trás da glândula tireoide. Ela produz:
1- Paratormônio: regula a quantidade de cálcio no sangue, o cálcio é importante para o funcionamento dos músculos e dos nervos.
5) Suprarrenais: Localizam-se sobre os rins. Produz:
1- Adrenalina: prepara o corpo para situações de perigo.
2- Cortisol: é produzido quando a situação de perigo se prolonga.
6) Pâncreas: Produz:
1- Insulina: ajuda a glicose que está no sangue a entrar