Gladiador
O filme “gladiador” começa com uma batalha entre romanos e germânicos, em disputa de território. Maximus é general do exército romano, e consegue vitória sobre os bárbaros.
Marcos Aurelius, imperador de Roma, em uma conversa com Maximus, diz a ele que após sua morte, seu desejo é fazer de Roma uma republica passando o poder para o senado, mas vê-lo governando Roma no seu lugar enquanto isso n acontece. Antes mesmo que Aurelius tivesse chance de anunciar sua decisão ao povo, Commodus, filho do imperador, insatisfeito com a decisão dele, mata seu pai sufocado e toma seu poder.
Depois de assumir o trono, Commodus manda seus guardas matar Maximus na colina. Maximus consegue escapar e tenta voltar para sua família, mas quando chega em sua casa, já é tarde demais, Commodus os matou.
Enfraquecido, o ex general, Maximus, foi sequestrado por vendedores de escravos e vendido para um ex-gladiador. Depois de varias batalhas bem sucedidas, Proximo, que era o ex-gladiador e também seu dono, o convence a ir para Roma lutar contra gladiadores, e caso ganhasse as batalhas, ficaria frente a frente com Commodos. Maximus querendo vingar sua família, vai para Roma vencendo muitas outras batalhas, ganhando aliados e amigos. Commodos enfurecido com a situação o enfrenta na arena, trapaceando para ganhar e mesmo assim perde.
No final do filme, Maximus, após ganhar a batalha contra o imperador, na arena mesmo manda libertar seus homens, concede o poder ao senado, e depois cai no chão do coliseu, morrendo.
Gladiator é um filme americano de 2000 dirigido por Ridley Scott e estrelado por Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Ralf Möller, Oliver Reed, Djimon Hounsou, Derek Jacobi, John Shrapnel e Richard Harris. Crowe interpreta o leal General Máximus Décimus Meridius, que é traído quando o ambicioso filho do imperador, Cómodo, mata seu pai e toma o trono. Reduzido a um escravo, Máximo ascende através das lutas de gladiadores para vingar a morte de sua