gladiador
Wanderson Cristiano Ferreira Costa (o Branco) e Alexander Silva de Brito (o Meleca).
Presos
A operação policial foi denominada como Operação RDX, devido ao composto químico ciclonita, mais conhecido como hexogênio, que é um dos mais poderosos explosivos conhecidos atualmente. Durante a apresentação foram mostradas imagens da quadrilha roubando as dinamites e praticando ataques a diversos caixas eletrônicos e ainda o momento em que o bando trocou tiros com policiais do Deoesp.
A série de ataques a caixas eletrônicos atribuída à quadrilha teve início no dia 13 de setembro de 2012, quando os suspeitos explodiram equipamentos do Banco do Brasil de Betim. Em São Joaquim de Bicas a explosão aconteceu no dia 21 de janeiro deste ano, também em caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Em 15 de março o ataque ocorreu em um caixa eletrônico de um supermercado da região do Barreiro. O Banco Santander foi o alvo da quadrilha no dia 6 de abril. As cidades de Sete Lagoas e Itaguara também foram alvos da quadrilha.
Os policiais conseguiram recuperar cerca de 215 quilos de dinamite com o grupo. O delegado Wanderson Gomes da Silva, que coordenou as investigações, destacou que a apreensão realizada é uma garantia de mais tranquilidade para a sociedade. Também foram apreendidos um revólver modelo PT 638, calibre 380 e quantro veículos utilizados pela quadrilha para praticar os ataques. “A partir do início deste ano, nós intensificamos todas as operações voltadas à repressão de organizações criminosas que atacavam caixas eletrônicos. Essa investigação é permanente”, afirmou.
Ainda de acordo com o delegado, os suspeitos são responsáveis por mais de uma dezena