batata
É precisamente esta incompleta formalização, que origina certas ambiguidades, que os lógicos procuraram “combater” desenvolvendo assim uma nova lógica! Esta lógica desenvolveu-se, então, na época do renascimento, com o desenvolvimento de outras ciências como a Matemática e a Física. A Lógica Clássica, apesar de continuar a ser a arte de bem pensar, revelava-se incapaz de acompanhar estas ciências, pelo que seria necessário estabelecer uma lógica mais abrangente nos seus resultados, e da qual se pudessem chegar a novas conclusões.
Leibniz (1646-1716) foi o filósofo que concebeu a lógica como uma linguagem universal, iniciando o processo de construção da lógica simbólica moderna. Estabeleceu-a também como uma linguagem somente simbólica e extremamente abstracta, na qual seria definido: o significado de cada símbolo e um conjunto de regras que permitiriam operar com esses símbolos de um modo tão rigoroso e coerente como o do cálculo matemático.
Em sua Investigation of the Laws of Thought de 1854 Boole explicou suas ideias de 1847 efundamentou a
Logica Formal, apresentando, tambern, uma nova algebra, a Algebra de
Boole ou a Algebra da l.oqica. De forma surnaria, registre-se que a Algebra
Booleana (B, +, .) constitui-se de um conjunto B de elementos x, y, z, ... (de classes) e de duas operacoes binarias, denominadas soma e produto loqico, designadas, respectivamente, por (+) e (.); tais que (x +
y) indica a uniao de duas classes; enquanto que (x . y) corresponde a intersecao de duas classes. No novo calculo instituiu-se a relacao de identidade representada pelo sfmbolo =.
Ou seja, considerando-se 0 sfmbolo
= entre os sfmbolos que designam duas classes