GIRO
Ana Carolina Silva Moreira, Dione Dionísio Barros, Elvis Rodrigues Oliveira, Jorge Elias Soares Souza, Tiago Batista do Prado, Wagner Morais da Silva.
1. Resumo expandido apresentado ao curso sequencial de Gestão de Segurança publica sob orientação da professora: Cassira Lourdes.
2. Acadêmicos do curso sequencial de Gestão de Segurança Pública do Centro Universitário de Goiás - Uni-Anhanguera.
RESUMO
Esse trabalho tem por objetivo apresentar ao leitor e a sociedade uma visão mais detalhada do Grupo de Intervenção Rápido Ostensivo, denominado GIRO, que foi criado em 1998 em Goiânia, por ate então Capitão Júlio César Motta Fernandes, usando técnicas especificas atuando no patrulhamento com motos de altas cilindradas, com a finalidade de atuar em ocorrências que envolvam principalmente infratores que utilizam motocicletas para cometer crimes como: assaltos e sequestros. Logo esse trabalho tenta colocar evidente a importância que foi a criação do GIRO no combate a criminalidade e como é a estrutura do hoje esse Grupo que vive nessa aventura em duas rodas.
Palavras-chave: GIRO, Moto, Criminalidade.
1. INTRODUÇÃO
No aumento desenfreado da criminalidade em uma capital tão grandiosa como Goiânia, a necessidade de uma polícia mais ágil e de abordagem mais focada era extremamente necessário, pois álem de sua grande área territorial, Goiânia conta com uma frota cada vez maior de veículos automotores em suas ruas, tornando a movimentação de veículos de atendimento a emergências como: viatura policial, Bombeiros, SAMU, entre outros, cada vez mais dificultada. Com isso havia uma nova modalidade de crimes em ascensão como assalto a bancos e sequestros, onde os indivíduos utilizavam-se de motocicletas para sua rápida ação e fuga.
Diante