Giovane Eugenio
O banquete também conhecido como o Simpósio é um diálogo de platão escrito por volta de 380 AC/.. connstrui-se basicamente de um diálogo sobre a natureza e as qualidades do amor. E nesse diálogo o tema principal é o amor.
O que é exatamente o banquete ?
Tinha um fulano chamado Agatão, e ele tinha ganhado um concurso de poetas em Atenas, e pra comemorar ele deu uma grande festa particular em sua casa e nessa festa estão envolvido as principais figuras de Atenas. Participaram desta festa Fedro, Pausânias, Eriximago, Aristófanes(obs:N é aristóteles...atençao nisso) e Sócrates. Vendo que deois de horas na festa ja estava ficando intediante, eles opinão em falar de algum assunto e o tema escolhido é o amor, então todos concordaram em falar no amor.
Cada um tinha uma opnião sobre o amor.
Fedro foi o primeiro a falar (Obs:O amor é no contexto é o deus Eros).
Fedro diz: O amor é um grande deus, ele deixa a pessoa melhor em todos os sentidos. em seguida Pausânias se levanta e diz: Discordo de Fedro, o amor não é um deus, o amor são dois deuses, um que representa o amor físico e o outro que representa o amor da alma, sendo que o amor físico que é o amor entre corpos acabam, morre e o amor entre almas nunca morre.
O seguinte a falar é Eriximago que diz: Pra mim existe o amor saudável que é a junção de duas pessoas oposta na qual se formavam um par através de Eros. prosseguindo Aristófanes diz: Há três tipos de pessoas, Homem e homem, mulher e mulher, e homem e mulher. ou seja de todas as pessoas do mundo apenas uma será a alma gêmea da outra, seja o amor entre mulher e mulher, homem e homem ou homem e mulher.
E por ultimo Agatão recita um discurso muito grande, fala tudo que os poetas da épocas falavam, recita frases prontas... no final das contas ele diz que o semelhante ao semelhante busca ou seja o amor busca a beleza, por que o amor é parecido com a beleza, o amor atrae a beleza.
Agatão finalizando o discurso, as pessoas ao redor