Ginástica de solo e acrobática
A ginástica de solo, é uma área incluída nos programas de educação física, com o objectivo de dotar os estudantes de capacidades motoras que lhes permitam um desenvolvimento harmonioso.
A Humanidade desde sempre se dedicou à prática de ginástica. Os Egípcios que possuíam profissionais que executavam exercícios gímnicos, para animarem as suas festas, e também realizavam este tipo de exercícios como preocupação higiénica, respiratória, correctiva educativa e desportiva.
O aluno que pratica esta modalidade deve seguir todas as indicações dadas pelo professor, e realizar um aquecimento correcto dos membros inferiores e superiores.
Regulamento
GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA
Competições individuais e por equipas
Esta modalidade comporta calendários competitivos distritais e ainda todo o quadro de preparação das Selecções Nacionais com Estágios e Provas Nacionais e Internacionais (Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos)
Estas modalidades regem-se por um Código de Pontuação e um Regulamento Técnico próprios e são modalidades constantes do programa olímpico.
Os seus objectivos são os de numa base de preparação aprofundada, assimilar exercícios gímnicos de dificuldade superior, atingindo um elevado aperfeiçoamento na técnica de execução desses exercícios, mostrando uma elevada mestria desportiva.
A Ginástica Artística Masculina, compreende um conjunto de 6 aparelhos: Movimentos Livres, Cavalo com Arções, Argolas, Saltos de Cavalo, Paralelas Simétricas e Barra-fixa.
Características dos Aparelhos:
Solo: Os exercícios no solo, devem conter predominantemente elementos acrobáticos, combinados com outros movimentos de força de flexibilidade e de equilíbrio com combinações coreográficas, formando um todo harmonioso. O ginasta dispõe de um tempo máximo de apresentação de 70 segundos.
Cavalo com arções: Os exercícios devem conter movimentos circulares apelidados de "círculos" e pendulares "tesouras" com utilização de todas as