Ginastica acrobática
Disciplina: Educação Física
Docente: Professor João Romão
Escola: B2/B3 Frei André da Veiga
Ano: 2009/2010
Disciplina: Educação Física
Docente: Professor João Romão
Elaborado por:
Rita Soares, nº 17.
Ano: 8º
Turma: B
Indíce Introdução 4 Conceito de Ginástica 6 História da Ginástica Acrobática 7 Funções em Ginástica Acrobática 8 Estrutura dos Exercícios 10 Estrutura dos elementos 11 Pegas 12 Exemplos de exercícios 13 Segurança 16 Desportos Acrobáticos na Escola 17 Equipamento permitido, Avaliação 23 Conclusão 24 Bibliografia 26
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Física foi proposto pelo docente, Professor João Romão a realização de um trabalho sobre Ginástica Acrobática, para avaliação do meu rendimento escolar em virtude de me enquadrar no Regime de Atestado Médico.
Breve Evolução Histórica
A Ginástica entendida como a prática do exercício físico vem da Pré-história.
No homem pré-histórico a actividade física tinha um papel indispensável para sua sobrevivência, principalmente pela necessidade de atacar e defender-se.
O exercício físico rudimentar ou primitivo era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades.
No Oriente, os exercícios físicos surgiram sob várias formas:
Luta;
Natação;
Remo;
Hipismo;
Arte de atirar com o arco;
Outros.
O exercício físico era utilizado nos jogos, nos rituais religiosos e na preparação de combates.
Na Grécia nasceu o ideal da beleza humana, a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas, e como preparação para a guerra em Esparta.
A Grécia está associada aos Jogos Olímpicos praticamente desde sempre. Os Jogos Olímpicos foram disputados 293 vezes durante quase 12 séculos.
Em Roma, o exercício físico tinha como objectivo principal a preparação militar e em segundo