Ginásio Terapeutico
A presente pesquisa irá tratar da proposta de implantação de um Ginásio Terapêutico para a cidade de Tangará da Serra – MT. Pretende-se criar um espaço destinado a atender patologias tais como traumatologia e ortopedia, que serão tratadas através da cinesioterapia , mecanoterapia , eletroterapia e hidroterapia , para atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais, proveniente de doenças, acidentes de trânsito, violência social e acidentes de trabalho.
A necessidade deste espaço surge pela falta de um local público apropriado para este tipo de atendimento. O município de Tangará da Serra possui apenas um centro de reabilitação público que apresenta pouco suporte físico e equipamentos necessários para os tratamentos, não atendendo a demanda de pacientes.
Para o desenvolvimento deste projeto será levada em consideração a arquitetura hospitalar, com a utilização de normas técnicas como a NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, a NBR 9077 - Saídas de emergência em edifícios e também a RDC nº 50 de 21 de fevereiro de 2002 – que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, de forma a proporcionar um maior conforto a população tangaraense.
O desenvolvimento de uma proposta arquitetônica é de fundamental importância para um centro que visa à recuperação de seus pacientes, através da reabilitação por fisioterapia. Essa reabilitação, segundo a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação “visa à reestruturação, desenvolvimento e conservação da capacidade física da pessoa, podendo possibilitar sua reintegração no contexto social e profissional”.
Assim, essa proposta de um Ginásio Terapêutico terá como principio à acessibilidade, a reabilitação e o conforto dos espaços, oferecendo suporte físico, equipamentos, profissionais e atendimento público, para a população tangaraense e região.
A