Academico
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Nome do Programa: Programa de Atenção a Criança e ao Adolescente Dependentes Quimicos
1.2 Local de Realizaçâo: C.M. P.P. - Centro de Medicina Preventiva e Psicossocial.
1.3 Endereço: Avenida Pátria 736 - Ao lado do HCC
1.4 Fone: 0 xx (54) 331-4510
5. Usuários dos Serviços: crianças e adolescentes dependentes químicos e familiares.
2. OBJETIVOS
2.1 Geral:
Promover a ampliação dos serviços de atenção (orientação, apoio, encaminhamentos, prevenção. a crianças e adolescentes com problemas decorrentes do uso a abuso de substancias psicoativas, através de práticas educativas, preventivas e terapêuticas, visando a recuperação e a reinserção social.
2.2 Específicos:
2.2.1 Garantir as crianças e adolescentes dependentes químicos e seus respectivos familiares acesso a orientação e programa de atendimento;
2.2.2 Fortalecer a rede de atenção aos dependentes químicos a familiares no município;
2.2.3 Trabalhar em parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes, grupos do apoio e demais parceiros envolvidos na atenção à dependência química em Carazinho.
3. JUSTIFICATIVA
A atenção à criança a ao adolescente dependente químico não dispunha, até então, no município de Carazinho, de atendimento específico. Formatar e implementar ações que contemplem estas demandas remete-nos a necessidade de programas interdisciplinares.
“Trabalhar no campo da dependência química requer um enfoque interdisciplinar tanto para sua analise, quanto para sua interverção. Em outros termos, requer não só conhecimentos psicológicos, mas também político-sociais, uma vez que o fenômeno se constitui no âmbito da família, espaço que comporta uma teia de relaçções complexas, cujos fios se delineiam das mais diversas formas, ora representados por conceitos, símbolos, valores, ora pela não-representação