gingko biloba
CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA – PRONATEC 2 PROFESSORA MARIA DA GLÓRIA
GINGKO BILOBA
O Gingko biloba é hoje, provavelmente, a erva medicinal mais amplamente utilizada para aumentar as funções cognitivas, ou seja, melhorar a memória, aprendizado, vigilância, humor etc. Muito popular na Europa, seu extrato foi aprovado recentemente na Alemanha para o tratamento da demência. Seu extrato influencia o cérebro de maneira a agir na parte circulatória, atua como antioxidante, melhora a absorção de glicose, e age no sistema de neurotransmissores.
Que este medicamento trás muitos benefícios, é evidente, e em decorrência disto, muitas pessoas fazem uso do mesmo, mas recentemente foi transmitida uma reportagem no jornal “Bom dia Brasil”, indicando falsificação de sua composição e de outros tipos de suplementos, comprovada através de pesquisas, no que foi encontrada contaminação por arroz, feijão e areia, perdendo assim sua eficácia. Segue abaixo a reportagem escrita pelo jornal:
Suplementos com supostas fraudes são tirados das prateleiras nos EUA
Exames de DNA constataram que 79% não tinham o ingrediente ativo que aparecia no rótulo ou estavam contaminados com arroz, feijão e até areia.
Nos Estados Unidos, mais de 20 marcas de suplementos alimentares foram retiradas das prateleiras. As autoridades investigam possíveis fraudes na composição desses produtos.
Mais de 150 milhões de americanos têm o hábito de tomar suplementos: Ginko Biloba para a memória, Ginseng para aumentar as defesas do organismo.
São 65 mil tipos à venda, um mercado que virou alvo do procurador-geral de Nova York. Ele mandou quatro redes de supermercado e farmácia retirar das prateleiras 24 suplementos. Exames de DNA constataram que 79% não tinham o ingrediente ativo que aparecia no rótulo ou estavam contaminados com arroz, feijão e até areia.
“Muitos suplementos que as