gincana
MONTE ALEGRE
1- Cabo de Guerra.
2- Atrás da outra linha, ficam os sapatos dos participantes, todos misturados, porém sem estarem amarrados ou abotoados. - Ao sinal de partida, todos correm para a linha de chegada, e cada qual procura calçar o seu sapato. Este deve ser amarrado ou abotoado, conforme a necessidade. Em seguida, retorna-se à linha de partida. - O primeiro que transpuser a linha de partida, devidamente calçado com o seu sapato, será o vencedor.
3- Corrida de bexigas. ( 2 grupos de 10 participantes).
4- CORRIDA DO MILHO:
Traçam-se duas linhas paralelas e distantes.
Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho.
Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares, um deles segura uma colher e o outro um copo descartável.
Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.
5- CORRIDA DO OVO:
Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima.
Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.
6- CORRIDA DO SACO: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura.
Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada.
7- DANÇA DA LARANJA: Formam-se alguns casais para a dança.
Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos.
Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal.
8- DANÇA DAS CADEIRAS:
Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos