Ginasticas
A Ginastica Aeróbica não pertence às modalidades esportivas disputadas nas olimpíadas, porem possui campeonatos realizados pela FIG (Federação Internacional de Ginástica). Ela é uma junção entre a dança e a ginastica clássica.
Nesta modalidade executam-se padrões de movimentos aeróbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, originários da dança aeróbica tradicional, utilizando a estrutura e o estilo da música, e interpretando-a.
É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos flanqueado com música motivadora. Elementos principais da ginástica aeróbica são coordenação motora e fitness.
GINÁSTICA RITMICA
Ginástica Rítmica ou GR é uma modalidade especificamente feminina. Ginástica Rítmica envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos. Nas rotinas de Ginástica Rítmica, são ainda permitidos certos elementos pré-acrobáticos, como rolamentos, entre outros.
Ginastas rítmicos devem demonstrar tamanha coordenação e controle, assim como um dançarino bem treinado. Eles têm que desenvolver o movimento sempre em harmonia com a música.
Os equipamentos desta ginástica são os chamados aparatos, extensores do corpo da praticante, são eles: arco, fita, bola, maças e corda.
GINÁSTICA ARTÍSTICA
A Ginástica Artística também conhecida como Ginastica Olímpica é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade.
As apresentações da ginástica artística são individuais - ainda que nas disputas por equipes -, possuem o tempo aproximado de trinta a noventa segundos de duração, são realizadas em diferentes aparelhos - sob um conjunto de exercícios - e separadas em competições femininas e masculinas.
Os aparelhos são: cavalo com alças, argolas, barras paralelas, barra fixa, barras assimétricas, trave, solo e o salto sobre a mesa.
GINÁSTICA DE TRANPULIM
A ginástica