Trocador de calor
Equipamentos de vários tipos e configurações onde ocorre transferência de energia sob a forma de calor entre duas ou mais massas de fluido que podem ou não estar em contato direto.
Pra que serve um trocador de calor?
Processos e operações de um trocador de calor: Aquecer, resfriar, condensar, evaporar, ferver esterilizar, pasteurizar, congelar, fracionar, destilar, concentrar, cristalizar, fundir, secar.
Aplicações no dia-a-dia:
-Transportes: radiador, resfriamento de óleo, condicionamento de ar.
-Indústria de base: metais e vidro.
-Doméstico: refrigeradores, aquecimento de água.
Tipos de trocadores:
Trocador duplo tubo
O trocador duplo tubo é composto por dois tubos concêntricos, geralmente com trechos retos e com conexões apropriadas nas extremidades de cada tubo para dirigir os fluidos de uma seção reta para outra. Este conjunto em forma de U é denominado grampo, o que permite conectar vários tubos em série. Neste tipo de trocador, um fluido escoa pelo tubo interno e outro, pelo espaço anular, a troca de calor ocorre através da parede do tubo interno.
As principais vantagens são: facilidade de construção e de montagem, ampliação de área, facilidade de manutenção e de acesso para limpeza.
Trocador de calor casco e tubo
O trocador de calor casco e tubo é composto por um casco cilíndrico, contendo um conjunto de tubos, colocados paralelamente ao eixo longitudinal do casco. Os tubos são presos, em suas extremidades a placas perfuradas denominadas espelhos e a cada furo corresponde a um tubo do feixe. Os espelhos são presos de alguma forma ao casco. Os tubos que compõe o feixe atravessam varias placas perfuradas, as chicanas, que servem para direcionar o fluido que escoa por fora dos tubos e também para suportar os tubos. No trocador um dos fluidos escoará pelo interior dos tubos e outro por fora dos tubos. A área de troca pode ser disposta de várias maneiras, por exemplo, pode-se ter um equipamento com tubos longos e