Ginastica
Os programas são pensados e elaborados especificamente para cada empresa, pois para cada caso existe um problema a ser detectado e trabalhado. Por exemplo, em alguns casos os exercícios propõem mais relaxamento por causa de uma rotina de trabalho com exercícios físicos mais intensos, enquanto que em outros casos os exercícios propõem mais movimento quando o trabalhador possui uma rotina de trabalho sem muito esforço físico.
Desde um carpinteiro até o alto executivo necessitam de exercícios físicos correcionais, pois independente da profissão, todos podem adquirir problemas de físicos ou psicológicos devido ao tipo de trabalho que exercem.
Os benefícios da implementação da ginástica laboral são muitos e favorecem ambos os lados, ou seja, o empregado e também ao empregador. Veja abaixo alguns benefícios os quais podemos apontar:
Principais benefícios para o empregado:
• Sensação de bem-estar. A sensação de bem-estar está ligada a liberação de endorfina, um neurotransmissor responsável por essa sensação e disposição. Os exercícios são leves, portanto não cansam o trabalhador, apenas lhe proporcionam maior disposição.
• Reeducação postural e diminuição do sedentarismo. Colabora para a redução significativa dos traumas causados pelo trabalho como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e a DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).
• Diminuição da fadiga visual, corporal e mental. Devido a pausa para os exercícios promove o aumento do ânimo, alivia o estresse e promove a saúde e maior consciência