ginastica
A base da ginástica é dada historicamente pelo desenvolvimento de exercícios físicos realizados por soldados da Grécia antiga, que consistia na montaria dos cavalos e atividades próximas realizadas no circo.
No século XVIII na Europa, a ginástica foi retomada na Escola Alemã com os movimentos caracterizados por serem ritmados e lentos, mas foi na Escola Sueca, que os aparelhos foram introduzidos na prática do esporte.
A ginástica é uma atividade prática que exige flexibilidade, força e coordenação. Apresenta as seguintes modalidades:
Ginástica Artística/ Olímpica
Ginástica/ Trampolim Acrobática Ginástica Rítmica Desportiva
Ginástica de academia/ Aeróbica
A ginástica de academia consiste em melhorar o tônus muscular nas regiões abdominais, coxas, glúteos e membros superiores.
O curso de extensão (Educação Física) da Área Fitness – Ginástica de academia visa a compreensão em ministrar aulas, diversificação dos conteúdos e uso dos equipamentos (Jump, Step, Caneleira, Bastão, Elástico e outros), em diferentes locais de trabalho como: Academias, clubes, condomínios e acessórias.
Conceitos como: Treinamento Funcional e Pilates serão abordadps para a compreensão da sua aplicação a ginástica coletiva.
Como toda atividade física, a ginástica está intimamente ligada a qualidade de vida de quem pratica e exige de quem ministra as aulas com aperfeiçoamento, atualização e busca por diversificação nos métodos aplicados.
Ginástica sem competição
Entre as não competitivas estão:
Contorcionismo: consiste em exercitar movimentos de flexibilidade pouco comuns e geralmente é mais usado em espetáculos de circo.
Ginástica cerebral: praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes especificas do cérebro.
Ginástica laboral: geralmente praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos.
Ginástica