Ginastica
Os equipamentos utilizados na ginastica educacional, normalmente são aparelhos pequenos como: bambolês; bastões; bolas; blocos de espuma ( para mover-se em cima, sob ou em volta); cordas. Porem também podem-se incluir aparelhos maiores como: caixas para saltar; bancadas; estrutura para escalar e cordas de escalada.
A ginástica desenvolvimentista é disposta como uma atividade, que permite ao aluno busque padrões de alcance pessoais. Também é vista como uma ferramenta para melhorar várias habilidades motoras. Ela tem as seguintes classificações:
Desafios motores individualizados
Os desafios motores são utilizados pelos professores para desenvolver e melhor as habilidades motoras de seus alunos. Normalmente começam com aquela pergunta desafiando os alunos, “ QUEM CONSEGUE?”
Atividades percepto-motoras
São constituídas de movimento grossos ou finos, tendo a função de melhorar as habilidades percepto-motoras, selecionando as melhores habilidades perceptivas de cada um. As habilidades mais influenciadas são consciência corporal, estruturação espacial, consciência de direção e percepção de contraste.
Atividade com aparelhos
O principal conceito das escola é que deve haver equipamentos para todos, com isso a maioria trabalha com pequenos aparelhos. Por ele maximizar a participação de cada um, elevando a participação e diversão.
Atividades de condicionamento
Estas concentram-se na melhora da capacidade aeróbica, maior força e resistência musculas, aumento da flexibilidade nos ligamento e aumento do condicionamento motor. Algumas atividade de condicionamento são: levantamento de peso, correr, pular, nadar longas distancias.