Ginastica
*Durante minha graduação e meus primeiros estágios tive muita dificuldade quanto a estrutura organizacional e disposição das etapas dentro de um planejamento de aula e especificamente da hidroginástica. Devido a essa dificuldade trago um exemplo bem simples e claro que encontrei em um Livro que me ajudou bastante e espero que vocês também possam se beneciciar.
ESTRUTURA DA AULA
O tempo real de cada fase da aula deverá variar com a duração total da aula.
AQUECIMENTO
- (de 8" a 10') — prepara o corpo para o trabalho. Previne lesões, aumenta a capacidade do corpo para receber trabalho aeróbico.
- O aquecimento aumenta a freqüência cardíaca gradualmente:
- Aumenta a temperatura corporal;
- Supre de sangue, articulações e músculos.
PARTE PRINCIPAL (TRABALHO AERÓBICO)
- (de 20’ a 25' no mínimo) - o objetivo é a elevação da freqüência cardíaca até atingir a freqüência alvo (efeito sobre o sistema cárdio-respiratório). Para atingirmos este objetivo podemos utilizar: saltitamentos, deslocamentos, exercícios combinados para desenvolver a coordenação, ritmo, agilidade.
LOCALIZADA
- (de 10' a 15') - trabalho de força e resistência muscular. É importante para a "consciência corporal".
Podemos utilizar para apoio diferentes materiais: a borda da piscina, uma barra, pranchas, hidro halteres, tornozeleiras, etc.
VOLTA À CALMA
- (de 5' a 8') — visa à diminuição gradativa da freqüência cardíaca até o batimento do coração voltar ou se aproximar da Freqüência Cardíaca de Repouso.
Para isso temos diversas formas de trabalho:
- Alongamento:
- Relaxamento induzido;
- Trabalho com turbulência, etc.
Planejamento de Aulas
Dicas para que as aulas não caiam na rotina:
1. A primeira medida é estabelecer os objetivos a longo, médio e curto prazos.
2. Exemplo: Planejar 8 aulas (mais 2 de reserva) se a freqüência é 2 vezes por semana e 12 aulas (mais 2 de reserva) se for 3 vezes por semana.
Turmas com aulas 3