ginastica
A aeróbica surgiu no Brasil na década de 80 no Rio Grande do Sul, iniciou-se como uma prática de exercícios físicos para a sociedade de todas as idades. Com o passar dos anos se transformou em um esporte competitivo de alto nível, surgindo nas academias de ginásticas e recebendo o nome de Aeróbica Competitiva.
A Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) é um esporte em que os atletas devem seguir uma rotina de técnicas, com estilo musical, com aproximadamente 1 minuto e 45 segundos, dentro de um espaço delimitado (7 x 7 metros). Os exercícios devem conter movimentos ou técnicas que envolvam várias capacidades físicas como: força, resistência, dinamismo e expressão. Seus eventos são divididos em: individual feminino, individual masculino, pares mistos, trios e grupos de seis ou oito.
Essa modalidade da ginástica recebe o nome de aeróbica, por ser realizada por atividades físicas, que se caracterizam por movimentos rítmicos e intensos.
No ano de 1994, a Federação Internacional de Ginásticas, realizou campeonatos mundiais de Ginástica Aeróbica Esportiva, o primeiro campeonato oficial foi realizado no ano de 1995 na cidade de Paris, tendo 34 países participantes.
O Brasil é o país com maior número de participantes (500 mil pessoas envolvidas com a ginástica aeróbica, segundo as estatísticas da FIG). Outros países participantes com alto nível no esporte são: Argentina, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Itália, Espanha e Romênia.
A Aeróbica foi ganhando popularidade por sua forma alegre e contagiante, por não exigir muita habilidade e boa forma dos participantes, ela nos dias de hoje é vista como uma prática de atividade física, onde jovens, adultos e idosos podem estar praticando-a para melhorar sua condição de vida afetando diretamente a saúde, embora os jovens e adultos pratiquem a aeróbica vendo mais para o lado estético, aparência física ou a performance, deixando de lado assim o bem-estar.
Características
A