ginastica
Instensidade constante: caminhada, escalada, "jogging", corrida, step , bicicleta ergométrica, ciclismo, remo, skate , roller blading, ski.
Instensidade inconstante: tenis, squash, handebol, futebol, basquete, roquei, roquei no gelo, e outros aneróbicos.
Existem 3 aspectos importantes que devem ser considerados e monitorados para que se obtenha os melhores benefícios e segurança em uma aula:
Frequência (deve ser praticado de 3 a 5 vezes por semana);
Intensidade (deve ser monitorada a F.C. a fim de se evitar o estresse - Zona Alvo : de 60% - 85% da FCM);
Duração (deve ser de no mínimo 20 min e máximo 60 min por aula- só devem ultrapassar este tempo indivíduos treinados a fim de se evitar o "overuse").
Níveis de Treinamento: 60% FCM sedentários, 70% FCM intermediário, 85% FCM avançado.
Objetivos
Seu objetivo principal é melhorar a habilidade do sistema cardiovascular liberando mais oxigênio e melhorarando a capacidade aeróbica de endurance nos músculos durante os exercícios. É dito que os exercícios aeróbicos equilibram a pressão arterial, diminuem o % de gordura e diminuem o risco de ataques cardíacos nos indivíduos.
É muito comum entre profissionais mais experientes de Educação Física (os que atuam há vários anos na área), o comentário preciptado de que a "aeróbica"não é um exercício aeróbico por não tratar-se de um tipo de exercício conhecido como exercício cíclico (movimento repetido constantemente em forma de ciclos), comentário este seguida da afirmação de que a corrida e a natação são formas mais eficientes de exercício cíclico aeróbico. Denominamos preciptado por dois motivos:
Se a fonte energética predomina nos 20 a 30 min. de exercício intenso, normalmente oferecidos em uma aula de aeróbica, não fosse o metabolismo oxidativo ou "aeróbico", definitivamente não seria possível para as pessoas que a ela se submetessem,