GINASTICA GERAL TF
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Ginastica Geral como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrada pela professora Marciana Roberta de Oliveira.
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
2015
Introdução
Valendo-se dos vários tipos de manifestações, como danças, expressões folclóricas e jogos, a ginástica proporciona o bem estar físico, psico e social aos praticantes que, embora executem as atividades de forma coletiva, respeitam as individualidades de cada um, buscando a auto superação pessoal através de elementos materiais e/ou da cultura do seu próprio corpo como a coreografia, a fim de apresentar aspectos não competitivos a nível da cultura nacional, considerando a mesma como elemento privilegiado no contexto educativo.
Embora possa proporcionar divertimento, satisfação, ludicidade e criatividade, a ginástica também confere novos significados e possibilidades de expressão rítmicas contando com a apreensão pelos alunos das suas inúmeras interpretações. As atividades produzidas são livres e espontâneas que surgem do contato com o outro e com a realidade na qual estão inseridos.
A ginástica é um privilégio no contexto educativo porque contribui para formação de indivíduos criativos-críticos e essas características intervém de forma significativa em sua realidade social. Dentre os esportes praticados compreende as seguintes atividades: ginástica e dança, exercícios com aparelhos e jogos _ todos sem intuito competitivo com abertura para o divertimento, o prazer, o simples, o diferente, com a inclusão de todos, sem restrições de idade, gênero, números, condição física e técnicas... Portanto, estimula a participação e a criatividade, diferenciando-se daquelas que objetivam a seletividade e a classificação, sabendo que, tanto uma como a outra, não deixam de estarem interligadas e possuírem influências recíprocas.
Desenvolvimento
Quais as