Faculdade
Barras paralelas
As barras paralelas são um aparelho creditado ao ALEMAO FRIEDRICH LUDWIG utilizado na ginastica artistica e exclusivamente para homens. O aparelho é formado por dois barrotes paralelo, apoiados em dois suportes de metal.
O ginasta deve realizar uma série de movimentos giratórios, equilibrados nessas duas barras. As rotinas nelas executadas, variam de acordo com o grupo de elementos apresentados pelos ginastas, embora possuam o tempo médio gire entre quinze e trinta segundos.
-------------------------------------------------
História
Este aparelho fora criado pelo alemão Friedrich Jahn, em seu Hasenheide, em BERLIM, local onde os ginastas faziam exercícios de dificuldade para a ginástica no cavalo. Isto significa que as barras foram um aparelho criado para um treinamento de suporte, ou seja, com o intuito de fortalecer os braços, mas com sua prática secundária e limitada a poucos movimentos. A partir daí, viu-se que podia-se desenvolver nele, uma infindável variação de elementos, tornado este aparato um dos preferidos dos praticantes da modalidade.
No entanto, notou-se que, pregadas ao solo, as barras não podiam ser movidas. Por isso, em 1819, o espanhol Amoros descreveu as primeiras barras transportáveis, de criação do farmaceutico Kluge, natural de Berlim .
Com o passar dos anos e a evolução dos materiais que compunham os barrotes, as apresentações acompanharam esta melhoria e hoje, composta por movimentos de força e equilíbrio, tem por vezes, suas rotinas ditas como de maiores dificuldades para os braços e onbros, apesar de possuir os desmontes mais conservadores dos atletas das barras.
-------------------------------------------------
Aparelho
O aparato consiste em duas barras de madeira, recobertas com fibra de vidro com 3,50m de comprimento, colocados a uma distância que varia de 42 cm a 52cm uma da outra – dependendo da largura ombro-ombro do atleta -, a uma altura de 1,95 m