Ginastica do trabalhador
A competitividade do mercado globalizado vem influenciando o comportamento dos mais variados segmentos empresariais. Por esta razão, muitas organizações têm buscado alternativas para melhorar o desempenho dos seus colaboradores e conseqüentemente driblar a crise que, via de regra, pode colocar em risco a sobrevivência de qualquer corporação. Dentro deste cenário, uma das modalidades que vem recebendo atenção diferenciada é a melhoria da qualidade de vida.
A administração deste stress tem se mostrado uma ferramenta vital nas novas técnicas de administração empresarial, já que comprovadamente, a melhoria dos níveis de qualidade de vida, baseados nas situações críticas acima mencionadas, é hoje fator diferencial entre as empresas, na competição por produtividade, qualidade e desempenho comercial.
Existem 3 tipos de Ginástica Laboral:
Compensatória: tem como característica básica a pausa ativa, para proporcionar a compensação e conseqüente equilíbrio funcional, obtendo-se a diminuição da fadiga periférica e central, queda do número de acidentes do trabalho e aumento da produtividade. Ocorre durante a jornada de trabalho.
Preparatória: faz parte de um conjunto de medidas preventivas contra acidentes do trabalho, preparando-o e adaptando-o ao seu posto de serviço e compensando os efeitos negativos da organização no mesmo. Ocorre antes da jornada de trabalho.
Relaxante: contém as mesmas características da ginástica compensatória, acontecendo ao término da jornada de trabalho e com uma maior ênfase para os exercícios de relaxamento.
A influência benéfica da atividade física sobre a dimensão emocional da qualidade de vida, se dá sob múltiplos aspectos, especialmente os efeitos nocivos do estresse e o melhor gerenciamento das tensões própias do viver .
Através da implantação da ginástica Laboral, a empresa se beneficia em alguns fatores já comprovados, entre eles, problemas de saúde do trabalho e com isso um melhor desempenho de suas funções na