comportamento acertivo
Resumo do livro Comportamento Assertivo – Robert E. Alberti Michel L. Emmons
“Escrevemos conscientes do sentimento de impotência pessoal que têm muitos indivíduos em nossa sociedade hoje, vivendo em lugares lotados, barulhentos, poluídos, competitivos e hostis, onde os indivíduos contam pouco ou nada, onde indústrias gigantes ou serviços públicos, sindicatos ou sistemas políticos possuem todo o controle.
O cidadão médio é dominado, explorado e usado por quem que o julgue uma fonte de lucro e poder. O cidadão médio chega a sentir que é considerado como um recurso dispensável que pode ser trocado por leves toques em teclas de comando de um computador.
Nós não concordamos com isso! Estamos certos de que o indivíduo merece muito mais.
E este é o valor deste livro, ajudar a ultrapassar a impotência pessoal, ajudar as pessoas que se sentem de algum modo insignificantes ou frustradas no esquema global das coisas. Nós simplesmente não jogamos a culpa da condição humana sobre o mundo moderno da tecnologia, mas reconhecemos a necessidade de reafirmar o valor individual de cada homem como da absoluta prioridade. Obrigatoriamente o Homem deve ser o centro de tudo para comandar o bem-estar de seus semelhantes.
O leitor deve compreender que esta não é uma proposta de revolução política, econômica ou social. Estamos preocupados com o poder em nível muito mais pessoal - em casa, no trabalho, na escola, em lojas e restaurantes, em reuniões sociais, onde quer que o sentimento de insignificância ou frustração pessoal seja encontrado.
Alguém já passou em sua frente na fila? Você tem dificuldade em dizer não a vendedores insistentes, quando você não quer comprar o seu produto? Você consegue expressar sentimentos calorosos e positivos a alguém? Você consegue tranqüilamente iniciar uma conversa com estranhos em uma festa? Você já lamentou ter “passado por cima” de