Ginastica Artística Adaptações Trave
A Trave tem 1,25 metros do chão, 5 metros de comprimento e 10 centímetros de largura onde o atleta deve equilibrar-se e realizar saltos e giros. O intuito da aula é proporcionar a vivência da Ginástica Artística com materiais alternativos, onde o professor poderá passar para seus alunos em qualquer lugar.
PLANO DE AULA
OBJETIVO GERAL: Auxiliar na Formação bio-psicosocial do aluno e desenvolver as capacidades responsáveis na aquisição de uma boa formação física de base (crianças).
OBJETIVO ESPECÍFICO: Conhecer os movimentos básicos do aparelho Trave, e executá-los de maneira correta. Estimular e desenvolver a vivência de equilíbrio, flexibilidade e força.
DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO (METODOLOGIA DA AULA)
PARTE INICIAL (10%) – Alongamento/Aquecimento
N = Alongamento
M = Nenhum.
PI = Espalhados no ginásio
E = Aviãzinho: o aluno deverá estar na posição anatômica e elevar uma das pernas que deverá permanecer estendida para trás, depois para a lateral, e por ultimo a frente, sempre mantendo a perna estendida (perna direita e esquerda). Em pé: Com eles unidos tentar tocar a ponta dos pés com as mãos. Sentados: Na posição grupada, abraçando os joelhos (realizar o desequilíbrio para as laterais, para frente e para trás fazendo a Gangorrinha). Corrida: Trote leve em volta do ginásio, com variações de corrida de costas e com saltos.
R = Realizar durante 8 a 10 minutos. (Aproximadamente)
EE = Evitar que os alunos façam o movimento o alongamento de forma errada e auxiliar para que façam até o limite de cada aluno.
PARTE PRINCIPAL GERAL (30%) - Parte Formativa
N = Vivência na Trave
M = Fitas
PI = Dividir a turma em 2 grupos, cada grupo de frente com uma fita, um aluno por vez.
E = Os alunos deverão passar por cima da fita andando com um pé na frente do outro executando alguns movimentos:
1. Caminhar sobre a fita com os braços abertos
2. Caminhar com Adução e Abdução dos braços
3. Caminhar com os