Eixos
CORRENTES PARASITAS UTILIZÁVEIS NO ENSAIO DE
TUBOS FERROMAGNÉTICOS1
2
Donizete Anderson de Alencar
2
Silvério Ferreira da Silva Júnior
3
Adolpho Soares
4
Wellingtânia Domingos Dias
Resumo
A inspeção de tubos instalados em trocadores de calor por meio do ensaio de correntes parasitas tem se tornado cada vez mais freqüente. Para tubos constituídos de materiais não ferromagnéticos, diversas técnicas ensaio estão estabelecidas e bons resultados têm sido obtidos com o uso de sondas de teste convencionais.
Quando os tubos a serem examinados são ferromagnéticos, a presença da permeabilidade magnética pode constituir forte dificuldade para a aplicação do método. Para tornar possível a inspeção de tais tubos por meio deste método de ensaio, uma técnica proposta é a utilização de dispositivos de magnetização. Nos materiais adequadamente magnetizados, o efeito da permeabilidade magnética é anulado e a aplicação do ensaio torna-se possível, com o uso de sondas convencionais. Neste trabalho, apresentam-se os resultados encontrados num estudo experimental, conduzido no laboratório de ensaios não destrutivos do CDTN, para avaliar os níveis de magnetização necessários para viabilizar a aplicação do método de correntes parasitas em tubos de aço carbono.
Palavras-chave: Correntes parasitas; END; Trocadores de calor.
STUDY OF THE MAGNETIZATION LEVELS OF EDDY CURRENT
PROBES USED TO EXAMINE FERROMAGNETIC TUBES
Abstract
The inspection of tubes installed in heat exchangers by means of the eddy current method has become very common. For nonferromagnetic tubes many eddy current testing techniques are established and good results have been obtained, using conventional probes. By other hand, when the examined tubes are ferromagnetic, their intrinsic magnetic permeability may constitute strong impedance for the application of such inspection method. To allow their inspection, a proposed technique is the use