GINASTICA ACROBATICA
Primeiro Elemento Nome técnico : Rolamento
Outros nomes: cambalhota, cambota Porque devemos iniciar a ginástica acrobática pelo rolamento: Elemento de segurança ou defesa, utilizada como saída em movimentos como a parada de mãos ou posições invertidas. o Exemplos:
Parada de mãos (bananeira), aonde o aluno passa do centro de gravidade formado pelo triângulo
Na fase aérea de um movimento acrobático, um mortal por exemplo, quando perdemos contato (intencionalmente ou não) com a base de apoio, e erramos a fase final.
Dessa maneira evitam-se quedas bruscas e impactos que causem lesões. Na sequencia, efetuamos movimentos de rolamento.
Resultados e comentários do Daniel:
Cada pessoa efetuou o movimento de uma maneira, pois não tínhamos a referencia do professor.
O que devemos cobrar do nosso aluno: que ele tenha autonomia para executar seu movimento, de sua maneira. Criar identidade quanto ao movimento.
Fizemos uma segunda sequencia, porém com uma exigência: que o rolamento fosse PARA FRENTE.
Resultados e comentários do Daniel:
Avaliação motora ou cinesiológica do movimento: interpretar a melhor forma do movimento. Aonde deve ser aplicada força, aonde deve estar o equilíbrio.
Do que se faz um rolamento, levando em conta as capacidades físicas? De força e equilíbrio
Instruir uma pessoa a rolar, somente usando instruções: o Partindo da posição agachada, joelhos unidos, apoiar as mãos a frente do corpo, com os dedos espalmados, voltados par a frente, formando uma área de base. o Encostando o queixo no osso esterno, Impulsionar o quadril para cima, estendendo os joelhos. Isso provocará o deslocamento do centro de gravidade. Na sequencia flexiona-se os cotovelos. Isso provocará o desequilíbrio para provocar o rolamento.
Estratégia para evitar que ocorram erros no movimento: o Erro mais comum, afastar o queixo