ginastica 1
APOSTILA: GINASTICA I - 2009
GINÁSTICA
1- CONCEITO
Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a "Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.". Na Encyclopedia Britannica, a Ginástica é definida como "a system of physical exercices practised either to promote physical development or a sport". De acordo com a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, a Ginástica é caracterizada como:
"Uma forma ou modalidade de educação física, isto é, uma maneira de formar fisicamente o corpo humano, sendo as restantes, além dela, os jogos e os desportos. A definição científica diz-nos que a ginástica é a exercitação metódica dos órgãos no seu conjunto
(relacionada ao movimento e à atitude), por intermédio de exercícios corporais, de forma precisamente determinada e ordenados sistematicamente, de modo a solicitar não só todas as partes do corpo, como as grandes funções orgânicas vitais e sistemas anatômicos, nomeadamente: o respiratório, o cárdio-circulatório, o de nutrição (assimilação e desassimilação), o nervoso, os órgãos de secreção interna, etc. "
Segundo (DARIDO, RANGEL 2005), conceituar ginástica nos dias atuais torna-se uma tarefa um tanto quanto difícil, sem nos remetermos à história, pois ela caracteriza-se um conteúdo que teve o seu conceito, característica e entendimento marcados por contextos que vão de expressão do corpo como arte até a busca da auto-superação.
Exercitar o corpo “nu”, livre de qualquer vestimenta ou acessório trouxe na origem da palavra ginástica uma enorme possibilidade para as práticas corporais.
A palavra ginástica pertence ao gênero feminino, porém ficou caracterizada a partir de elementos associados ao gênero masculino, tais como a força,