gimnospermas
Como víamos estudando, o reino Plantae é subdividido ou classificado em quatro grupos. Essa classificação se dar pela forma de transporte da seiva (presença de vasos condutores) e por outros elementos que vamos conhecer no decorrer de nossas aulas.
As gimnospermas são plantas que apresentam vasos condutores e sementes, e que podem atingir grande porte. Essas plantas são muito comum em regiões frias onde formam grades florestas, no Brasil, essas florestas estão localizadas na região sul e parte da região sudeste.
Em sua morfologia apresentam órgãos vegetativos (raízes, caules e folhas) bem desenvolvidos. Possuem raízes amplas e ramificadas, caule espesso e folhas estreitas em muitas espécies, com o formato de agulhas ou escamas. Essas plantas não formam flores típicas nem frutos. Suas sementes, no entanto, não são envoltas por nenhuma estrutura, por isso são chamadas de sementes nuas.
A reprodução das gimnospermas apresentam estruturas especializadas denominadas estróbilos, ou cones. Os estróbilos correspondem a ramos férteis onde há folhas modificas organizadas ao redor de um eixo; eles podem ser masculinos ou femininos. Os estróbilos masculinos contem os grãos de pólen, e os estróbilos femininos, após a fecundação, contem as sementes. Não dependem da água para a reprodução. Os grãos de pólen são transportados pelo vento do estróbilo masculino para o feminino, onde ocorre a formação do embrião e da semente.
Economicamente as gimnospermas são utilizadas na extração de madeira retiradas dos pinheiros, ornamentações de ambientes feitas com as cicas, pinoli e pinhão são sementes usadas na alimentação, e outras espécies onde são extraídos resinas e óleos. Isso tem que ser feito de maneira que não degrade o meio ambiente.
Importância das sementes
As sementes é formada pela casca e pó tecido nutritivo, alem de conter o embrião que dará origem a um novo indivíduo. A casca protege o embrião presente no interior da semente evitando que perca