GIMNOSPERMAS
NOME
Gimnospermas
Capivari de Baixo – SC 14/10
Introdução
Será abordado através desse trabalho em relação as Gimnospermas, suas características, reprodução, exemplos, funções entre outros. Este documento tem como objetivo saber qual é a importância dessa planta na nossa sociedade quais são os seus benéficos para nós e para as funções ambientais.
Desenvolvimento
As gimnospermas são plantas terrestres que estão principalmente em zonas temperadas (frias), ocorrendo em pequeno número em climas tropicais. Apresentam metagênese pouco nítida na qual o esporófito é o vegetal verde, complexo e duradouro, e o gametófito, um vegetal muito reduzido e dependente do esporófito. Formam flores e sementes, mas nunca produzem frutos. Daí o nome gimnosperma (gim nos = nu + sperma = semente). Não dependem de água para a fecundação. As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequoias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas. Essas flores são de um só sexo, masculino ou feminino. Suas Características Gerais são: Não possuem frutos, Gametófito – Masculino: tubo polínico, Feminino: Megaprotalo.
Os gametófitos são dióicos, reduzidos em tamanho, tempo de vida e complexidade e dependentes do esporófito. Os gametófitos, na verdade, desenvolvem-se dentro dos óvulos produzidos nas inflorescências femininas. O gametófito masculino é o saco embrionário