LÍNGUA PORTUGUESA
O português teve origem no que é hoje a Galiza e o norte de Portugal, derivada Do latim vulgar que foi introduzido no oeste da península Ibérica há cerca de Dois mil anos. Surgiu no noroeste da península Ibérica e desenvolveu-se na Sua faixa ocidental, incluindo parte da antiga Lusitânia e da Bética romana. A Língua iniciou a segunda fase do seu processo de diferenciação das Outras línguas românicas depois da queda do Império Romano, durante a Época das invasões bárbaras no século V quando surgiram as primeiras Alterações fonéticas documentadas que se reflectiram no léxico. Começou a Ser usada em documentos escritos pelo século IX, e no século XV tornara-se Numa língua amadurecida, com uma literatura bastante rica.
Chegando à Península Ibérica em 218 a.C., os romanos trouxeram com eles O latim vulgar, de que todas as línguas românicas (também conhecidas como "Línguas novilatinas" ou "neolatinas") descendem. Só no fim do século I a.C. os Povos que viviam a sul da Lusitânia pré-romana, os cónios e os celtas, Começam o seu processo de romanização. As línguas paleo-ibéricas, como A Língua lusitana ou a sul-lusitana são substituídas pelo latim. A língua Difundiu-se com a chegada dos soldados, colonos e mercadores, vindos das Várias províncias e colónias romanas, que construíram cidades romanas Normalmente perto de cidades nativa, a Europa entrou na Idade Média e as Comunidades ficaram isoladas, o latim popular continuou a evoluir de forma Diferenciada levando à formação de um proto-ibero-romance "lusitano" (ou proto-galego-português.
Em 1297, com a conclusão da reconquista, o rei D.Dinis I prossegue políticas Em matéria de legislação e centralização do poder, adoptando o português Como língua oficial em Portugal. O idioma se espalhou pelo mundo nos Séculos XV e XVI quando Portugal estabeleceu um império colonial e Comercial (1415-1999) que se estendeu do Brasil, na América, a Goa, Na Ásia (Índia, Macau na China e Timor-Leste). Foi