Gilberto freyre
Relatório sobre vida e obra de GILBERTO FREYRE
Introdução
Neste trabalho, estudaremos a vida e obra de Gilberto de Mello Freyre, um sociólogo, antropólogo, escritor e pintor brasileiro, considerado como um dos grandes nomes da história do Brasil. Como foco, comentaremos a sua principal obra: Casa-grande e senzala.
A partir da história de sua vida, relacionaremos sua formação acadêmica com sua obra e, assim, mostraremos a importância dos estudos de Gilberto Freyre para o entendimento da sociedade no Brasil colonial.
Gilberto Freyre No dia 15 de março de 1900 nasce em Recife o homem que seria considerado mais tarde como um dos grandes nomes da história do Brasil. Gilberto Freyre foi um sociólogo, escritor, antropólogo e pinto brasileiro. Filho de Alfredo Freyre, juiz e doutor de economia política da Faculdade de Direito de Recife, Freyre se interessa pela literatura desde cedo no jardim de infância. No entanto, apesar desse interesse, não consegue aprender a escrever, destacando-se apenas pelos seus desenhos. Tem aulas particulares de pintura e aprende a escrever e ler em inglês. Em 1914 começa a ensinar latim, que aprendeu com o próprio pai. Toma parte dos trabalhos da sociedade literária do colégio, tornando-se redator-chefe do jornal escolar: O Lábaro. Influenciado pelos professores do colégio, participa de atividades evangélicas e visita gente miserável dos mocambos de Recife. Aos 17 anos, conclui o curso de Bacharel em Ciências e Letras do Colégio Americano Gilreath. Quando completa 18 anos, Freyre segue para os Estados Unidos e fixa-se na cidade de Waco do Texas, entrando para a Universidade de Baylor. Nessa Universidade ele estuda literatura, escreve artigos para um jornal da cidade e divulga suas primeiras caricaturas. Conclui o curso de Bacharel em Artes na Universidade de Baylor e segue para Nova York para ingressar na