Gigabit Ethernet
É a fusão de duas tecnologias a IEEE 802.3 Ethernet e ANSI X3T11, a uma velocidade de 1 Gigabit por segundo, é uma ótima opção para redes de alta velocidade, suporta transmissões no modo Half Duplex e Full-Duplex.
O Half-duplex é efetivado pelo CSMA/CD. O princípio do CSMA/CD no Gigabit é o mesmo do Ethernet e o Fast Ethernet, permitindo a utilização da tecnologia em redes que utilizam HUBs.
Na transmissão em Full-duplex, a banda aumenta de 1 para 2 Gb/s, aumentam-se as distâncias de alcance e é eliminada a colisão. O controle das transmissões não é feito pelo CSMA/CD, mas pelo controle de fluxo, ele é ativado quando a estação que recebe os dados se congestiona, então ela envia de volta um quadro nomeado Pause Frame, que determina a parada de envio de informações durante um intervalo de tempo.
8B/10B
A codificação 8B/10B, é semelhante à codificação 4B/5B usado em FDDI, define o protocolo de transmissão, incluindo a série de codificação e descodificação para a camada física, caracteres especiais e controle de erro.
Aplicação
A tecnologia pode ser utilizada em todos os tipos de backbones, nos provedores de Internet, em redes corporativas e em redes de usuários que necessitam de grande largura de banda.
Pelo preço ser elevado em comparação ao de seus antecessores, é atualmente somente aplicada em redes grandes, que necessitem de grande quantidade de banda e, é claro, que possam pagar pela migração. Usuários domiciliares não necessitam de tanta banda para a transmissão de dados via rede interna, sendo na maioria das vezes satisfeita com uma rede de 100 Mbps.