Gift
Escrito por Eliana Aparecida B. de Lima
A Terapia Ocupacional é a área da Saúde que utiliza como recurso terapêutico, diferentes atividades para avaliar, tratar e reabilitar pessoas com disfunções de origem física, psicológica, social e ocupacional.
Partindo da realidade plenamente constatada que todas as crianças são diferentes, tanto em suas capacidades, quanto em suas motivações, interesses, ritmos evolutivos, estilos de aprendizagem, o terapeuta ocupacional é um profissional que faz um diagnóstico situacional, para conhecer melhor os aspectos relacionados a como a criança aprende, identificando assim suas dificuldades.
Os problemas de aprendizagem podem ser identificados em diversas áreas, como:
Área motora: hiperatividade, dificuldade de coordenação, irregularidades na escrita.
Área psicológica: falta de atenção, baixo nível de concentração, dispersão, desajustes emocionais, baixa auto-estima, dificuldades de fixação e memorização.
Área verbal: dislexia, dificuldades de expressão, timidez, introversão.
Área social: inibição participativa, pouca habilidade social, agressividade.
Assim o terapeuta ocupacional se utiliza da atividade do brincar para cuidar da criança, pois, a brincadeira é um ato natural e necessário para o desenvolvimento e funcionamento saudável da criança, tendo função importante na formação do ser humano como um todo.
Através do brincar a criança aprende a descobrir o mundo que a rodeia, a perceber o seu corpo e a lidar com as emoções, aumentando a capacidade de tolerância às frustrações, desenvolvendo a autoconfiança e iniciativa, estimulando a curiosidade, atenção e
1/2
A terapia ocupacional e o brincar
Escrito por Eliana Aparecida B. de Lima
concentração, facilitando assim a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem.
Neste sentido, a dinâmica da realização de atividades se apresenta através de brincadeiras, oferecendo um campo aberto para que procedimentos