Gift
Publicado em 20 de agosto de 2012
Existem dois sistemas operacionais (SOs) principais para PC: O Windows e o Linux. Não é fácil dizer exatamente qual deles é o melhor, pois para cada um existem prós e contras. Então, elaboramos esta lista de categorias para ajuda na sua escolha de acordo com suas necessidades.
Facilidade de uso:
Windows: O windows sempre foi e continua sendo o sistema mais fácil de usar. Recursos desenvolvidos a partir da versão 7 (Seven), torna a manipulação de janelas ainda mais fácil através de atalhos com o mouse. A busca por arquivos também está mais simples a rápida. A maioria das pessoas utiliza o SO da microsoft, e isto também acaba ajudando em termos de facilidade e aprendizado.
Linux: Vem se tornando mais fácil de usar a cada ano. Os drivers, plugins de flash, mp3 e vídeos são instalados automaticamente em muitas distribuições logo durante a instalação, como no Ubuntu por exemplo, facilitando a vida do usuário.
Preço:
Windows: Seu preço varia em torno de R$ 200,00 a R$ 800,00, e muitos softwares lançados para ele também são comerciais, como o Adobe Photoshop, Microsoft Office, Jogos, etc.
Linux: É gratuito e livre. A maior parte de seus programas e jogos são disponibilizados gratuitamente na internet. Ele nos dá o direito de baixar centenas de distribuições diferentes para experimentar. Além disso, temos acesso aos seus códigos, tornando-o personalizável e transparente aos olhos do consumidor. Também podemos instalar quantas cópias quisermos em nossas máquinas reais ou virtuais. Isto nos dá uma imensa sensação de liberdade e autonomia.
Jogos:
Windows: Possui muitos jogos comerciais (pagos) feitos para viciar os jogadores através de imagens e audio muito bem trabalhados. A cada ano que passa, exigem hardware, principalmente placas de vídeo mais rápidas, nos obrigando a descartar nossas peças antigas.
Linux: Seus jogos são mais simples graficamente, embora haja alguns com ótimo visual e que ainda assim exigem