GIARDIASE
OU
GIARDIOSE
Turma: 507/12
Por:
Jamile
Rosilene
Simone Aparecida
PATÓGENO: A Giardia lamblia, também chamada de Giardia intestinalis ou Giardia duodenale
A Giardia é um protozoário que parasita os intestinos dos seres humanos, causando diarréia e dor abdominal.
Ocorrência
A giardíase possuem distribuição mundial.
A infecção acomete mais crianças do que adultos. A prevalência é maior em áreas com saneamento básico deficiente, locais de muita aglomeração de pessoas, creches e asilos.
RESERVATÓRIO
Os seres humanos atuam como importante reservatório da doença e, possivelmente, animais selvagens e domésticos podem atuar como reservatórios da giardíase. Os cistos presentes nas fezes dos seres humanos são mais infectantes do que os provenientes dos animais.
Formas Evolutivas da Giardia
CISTOS
TROFOZOÍTA
Formas de transmissão da Giardia
A giardíase é transmitida pela via fecal-oral.
Beber ou banhar-se em águas contaminadas;
Contaminação de alimentos por mãos mal lavadas;
Creches e instituições de idosos onde há pouca preocupação com higiene; Sexo anal;
Contato com fezes de cães e gatos contaminados;
Manuseio de solo contaminado sem a devida limpeza posterior das mãos. Ocorre quando os cistos maduros são ingeridos pelo indivíduo. Os cistos podem ser encontrados na água (mesmo que clorada), alimentos contaminados e em alguns casos a transmissão pode se dar por meio de mãos contaminadas. Ciclo de vida: A infecção ocorre pela ingestão de cistos em água ou alimentos contaminados. No intestino delgado, os trofozoítos sofrem divisão binária e chegam à luz do intestino, onde ficam livres ou aderidos à mucosa intestinal, por mecanismo de sucção. A formação do cisto ocorre quando o parasita transita o cólon, e neste estágio os cistos são encontrados nas fezes (forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na água fria, através de sua espessa camada.
Ciclo Biológico
1. A contaminação do hospedeiro ocorre por ingestão de