ghandi analise - filme
No inicio do século vinte, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand, após passar alguns anos na África do Sul, volta para a Índia e inicia, de forma pacífica, a luta contra o domínio britânico em seu país. Através de manifestações não-violentas, se tornou o líder espiritual de hindus e mulçumanos e chamou a atenção dos olhos do mundo para sua causa.
Logo no início de “Gandhi” testemunhamos o seu trágico assassinato e a comoção que sua morte causou no país, dando idéia da enorme importância daquele homem. Desta forma, quando começamos a acompanhar o início da caminhada dele, ainda jovem na África do Sul, sabemos qual será seu fim trágico, e passamos a nos perguntar que motivos levariam alguém a fazer aquilo. Mas o filme faz muito mais do que mostrar apenas porque alguém mataria aquele homem (e a razão é estúpida), mostrando na realidade como este homem se tornaria um dos mais importantes seres humanos a pisar na face da terra. A mensagem de Gandhi era simples, porém de difícil compreensão para nós, seres as vezes fracos espiritualmente.
Ghandi, vivia na África do Sul onde pertencia ao Partido do Congresso que representava os interesses de muitos hindus e era considerado o principal líder da luta pacífica, baseada no uso da não-violência.
Gandhi defendia a ideia da independência e liberdade da Índia, país que vivia em situação de grande pobreza e que na altura estava sob a posse dos Britânicos, que colonizavam estas terras e que as geriam pelas suas próprias leis. Gandhi, passou por grandes dificuldades nessa luta, pois foi preso por várias vezes por fazer com que a população se juntasse a ele, revoltando-se contra as leis e a política. Tentou chegar a acordo com as autoridades britânicas, mas nunca o conseguiu, pois estes eram colonos na Índia e não pretendiam entregar esta de maneira nenhuma.
Geraram-se terríveis combates entre muçulmanos, hindus e britânicos, como foi o caso do grande massacre