GH Hormômio do Crescimento
Dentre os estimulantes da liberação do GH, pode-se citar o sono, o exercício físico, a hipoglicemia, as proteínas consumidas, o estímulo acontece de forma de pulsos ou picos de liberação várias vezes por dia, durando de 10 à 30 minutos. A quantidade e o padrão mudam ao longo da vida, sendo o máximo liberado na infância.
Também promove a queima de gordura ao mover gordura que está armazenada para a corrente sanguínea para ser utilizada como energia, por conta disso, o GH reduz a quantidade de glicose e proteínas para ser usada como combustível, então, altos níveis de GH protegem a perda de massa magra e resultam em alguma redução do tecido adiposo (tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma, localizado principalmente embaixo da pele, na chamada hipoderme).
Muitas pessoas associam o crescimento com a maioridade, ou seja, até os 18 ou até os 21 anos. Mais a realidade é que o crescimento é um processo que se inicia na concepção e se estende até a vida adulta, com diversas intensidades nas diferentes fases da vida.
Há diferenças entre meninos e meninas, nos meninos a puberdade e o estirão de crescimento começa em média 2 anos mais tarde do que nas meninas, prolongando o crescimento antes da puberdade, sendo um processo mais intenso tornando o período mais longo.
A recomendação da reposição (substituição) do GH é para qualquer indivíduo, independente da faixa etária, que apresente deficiências da produção de GH pela hipófise, essa deficiência podendo ter início na infância ou na vida adulta, nas crianças com baixa estatura pelas diferentes etiologias em