207 360sistema Endocrino
1545 palavras
7 páginas
Sistema EndócrinoAnatomia II
Metabolismo
São os processos (reações químicas) que acontecem dentro das células dos organismos vivos, para que eles transformem energia, conservem sua identidade e se reproduzam.
Nestes processos metabólicos, as substâncias são transformadas em:
- energia útil;
- calor;
- sintese de novos compostos vitais para a célula.
Metabolismo
É o equilíbrio entre o anabolismo e o catabolismo.
Anabolismo: é o conjunto de transformações químicas que tem como consequência a sintese e incorporação de novas moléculas no organismo visando a construção e reparação das estruturas celulares. (gravidez, lactação, aumento da massa muscular, crecimento)
Catabolismo: é o processo pelo qual as moléculas dos nutrientes são degradadas liberando energia para o organismo. Os produtos da degradação são chamados metabólitos e são eliminados posteriormente. (doenças, velhice, estresse, desnutrição, tabagismo)
Sistema Endócrino As glândulas endócrinas e seus hormônios, juntamente com o sistema nervoso, coordenam a atividade sincronizada entre os vários sistemas do corpo humano (digestivo, circulatório, respiratório…). O sistema endócrino nada mais é do que um conjunto de órgãos e estruturas, capazes de produzir hormônios.
- Hormônios: Substâncias químicas produzidas pelas glândulas endócrinas, ou até mesmo por células isoladas, que quando lançadas no sangue, agirão a distância, inibindo ou estimulando a função de certos órgãos-alvos. Estes hormônios atuam sobre estruturas especializadas e especificas na membrana, chamadas de receptores químicos de membrana.
Sitema de glândulas endócrinas
Glândulas endócrinas } líquido intersticial (sangue)
(hormônios)
Glândulas exócrinas } ductos (secreções)
Endócrinas: hipófise tireóide paratireóide supra-renal pineal órgãos e tecidos (próxima lâmina)
Órgãos e tecidos
Hipotálamo
Rins
Ovários / testículos
Pâncreas (ilhotas pancreáticas) (pâncreas endócrino)
Fígado