estrategia competitiva (ergonomia)
A ergonomia é a ciência que estuda as inter-relações entre as características técnicas, humanas e organizacionais presentes no ambiente de trabalho e tem seu foco na atividade de trabalho. Busca-se um equilíbrio incansável e harmônico entre o trabalhador e seus equipamentos de trabalho, pois é necessário o aumento da produtividade e da eficiência do trabalhador, para se atingir a competitividade no mercado.
Com o processo de globalização que estamos vivenciando, a empresa para sobreviver precisa tornar-se competitiva, portanto é necessário que ela modernize seus recursos técnicos (máquinas, equipamentos, ferramentas métodos e processos de produção), qualifique e capacite seus recursos humanos (funcionários / colaboradores) através de treinamentos e proporcione boas condições de trabalho aos mesmos. A produtividade e a qualidade do produto ou do serviço estão diretamente ligadas ao posto de trabalho e ao sistema produtivo, e estes, deverão estar ergonomicamente adequados aos funcionários / colaboradores, para que estes possam realizar suas tarefas com conforto, eficiência e eficácia, sem causar danos a saúde física, psicológica e cognitiva.
Tendo como premissas que os profissionais da Segurança e Medicina do Trabalho são os responsáveis pela gestão da qualidade de vida dos funcionários / colaboradores de uma empresa, portanto, devem interagir e integrar com os profissionais da gestão da produção e da gestão administrativa, para juntos vencerem os desafios do presente e planejar o futuro das organizações.
Com o processo de globalização as empresa para sobreviver precisa tornar-se competitiva.
Necessidade de modernização de recursos técnicos (máquinas, equipamentos, ferramentas métodos e processos de produção).
Qualifique e capacite seus recursos humanos (funcionários / colaboradores) através de treinamentos e proporcione boas condições de trabalho aos mesmos.
é baseado no