relações sociais
Processo social: A palavra processo designa a continua mudança de alguma coisa numa direção definida. Processo social indica interação social, movimento, mudança.
Tipos de processo social: os processos sociais podem ser associativos e dissociativos. Os processos associativos estabelecem formas de cooperação, convivência e consequência no grupo. Já os dissociativos estão relacionados a formas de divergência, oposição e conflito, que podem se manifestar de modos diferentes. Os principais processos sociais associativos são cooperação, acomodação e assimilação. Os principais processos dissociativos são competição e conflito.
Cooperação: a cooperação e uma forma de interação social na quais diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para o mesmo fim. A cooperação pode ser direta ou indireta. Cooperação direta: compreende as atividades que as pessoas realizam juntas, como e o caso dos mutirões. Cooperação indireta: e aquela em que as pessoas, mesmo realizando trabalhos diferentes, necessitam indiretamente umas das outras, por não serem autossuficientes.
Competição: a competição é a forma de interação que implica luta por objetivos escassos.
Conflito: quando a competição assume características de elevada tensão social, sobrevém o conflito. O conflito social e um processo social, pois provoca mudanças na sociedade.
Terrorismo: o conflito pode levar ainda a outra forma extrema de violência: o terrorismo, resultado na maioria das vezes do extremismo político ou religioso (neste caso, chamado de fundamentalismo).
Acomodação: nem todo conflito termina com a exterminação do oponente derrotado. Em alguns casos, este pode aceitar as condições impostas pelo vencedor para fugir a ameaça de destruição.
Assimilação: a assimilação e a solução definitiva e mais ou menos pacifica do conflito social. A assimilação se da por mecanismos de imitação,