Getúlio Vargas
Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945.No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando suicidou-se.
A sua postura de “pai dos pobres”, autoritária e quase fascista rendeu-lhe a imagem de um chefe forte; seus tópicos de governos passaram a ser referidos na história como pontos principais do “Getulismo”. O getulismo influenciou a maneira de governar de presidentes posteriores, sendo uma referência de sucesso ou força governamental até os dias atuais.
O governo de Getúlio possuía as seguintes características: autoritarismo, estatismo, corporativismo, culto ao líder combinado com concessões parciais a camada mais pobre da população visando obter seu apoio, fazendo a visão do povo se limitar sobre as coisas.
Getulio ajudou muito o povo, mas claro que em tudo tirava suas próprias vantagens. No Nacionalismo econômico, criou empresas estatais e obras públicas;
- controlou dos trabalhadores com criação de leis (a criação da CLT, em 1943 é um exemplo disso) e atrelamento dos sindicatos;
- Introduziu do Estado na economia, inspirado no modelo do “New Deal” norte-americano;
- Incentivou ao mercado interno;
- Recuperou do preço do café (queima de estoque);
- Incentivos a indústria nacional