Trabalho sobre automação bancária
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
1º PERÍODO MATUTINO
Prof.: Geraldo Veloso
Equipe: Alexandre Marcondes Parrela
Franciele Ferreira de Oliveira
Fransally Soares Prates
Quésia Sales
Rivas Sthefano Stancioli Freitas
CASAS BAHIA- DEDICAÇÃO TOTAL AO CLIENTE
MONTES CLAROS, NOVEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
Com US$6 mil no bolso, Samuel comprou uma casa e uma charrete. Com ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio do Bom Retiro, reduto das imigrantes judeus e árabes na década de 50, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário.
Cinco anos depois, em 1957, já tinha capital suficiente para dar mais um passo em direção ao futuro. Comprou sua primeira loja, no entro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casas Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para região em busca de trabalho na indústria automobilística.
Tão logo, Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com móveis, colchões de algodão, entre outros itens. A clientela não demorou a frequentar a loja para pagar suas prestações e, lógico, adquirir novas mercadorias. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercadorias até se transformar na potência dos dias de hoje, fazendo se necessária à implantação de programas onde facilitariam os acessos da loja e para a loja.
Toda gestão da empresa é feita em tempo real por meio de um programa desenvolvido especialmente pelas Casas Bahia para monitoramento de vendas, faturamento, produtos, reposição de mercadorias, controle de entregas, entre outras atividades. Além disso, uma nova tecnologia está sendo implantada na rede, o RFID, código eletrônico de