Getulio Vargas
Conhecido como Handebol de Areia ou Handebol de Praia, é um esporte novo que foi criando em 1993 na Itália, sendo que também era muito praticado de modo semelhante na Holanda, logo esses países unificaram as regras que mais tarde foram aceitas na Federação Internacional de Handebol. Em 1995 estreou no Festival Olímpico de Verão no Rio de Janeiro com a participação de 4 paises: Brasil, Itália, Argentina e Portugal, onde o Brasil sagrou-se campeão. Desde então o esporte foi ganhando visibilidade. Em 2001 foi realizado em Akita no Japão o primeiro campeonato mundial da modalidade. O Brasil terminou em 3º lugar tanto com a equipe masculina quando feminina. O esporte tem como principal filosofia o fair play, apresentando menos contato físico e devido à quadra de areia não é possível driblar a bola, proporcionando um jogo muito mais dinâmico do que o esporte praticado em quadra, sendo um esporte agradável de assistir pela combinação do ambiente praia com belíssimos gols.
Galera, estamos de olho na abertura da temporada 2010/2011 da praia artificial de Cruzeiro do Iguaçu. Está para acontecer um circuito de HandBeach e para quem está afim de participar aí vão as regras desta variação do nosso handebol de quadra:
Introdução: A Federação Internacional de Handebol (F.I.H. – I.H.F.) e a Federação Européia de Handebol (F.E.H. – E.H.F.) revisaram e atualizaram as atuais regras do Hand Beach (Handebol de Praia). Esta nova edição foi aceita e adotada pelo Conselho da F.I.H., e estas regras devem, a partir de agora, ser aplicadas em todas as competições internacionais de Hand Beach.
Regras Básicas: A bola é lisa e de borracha. A masculina pesa aproximadamente 360g com um diâmetro de 17,5cm. A feminina pesa aproximadamente 290g com um diâmetro de 16,5cm. Para crianças e categorias menores deve ser usada uma bola com peso e diâmetro menores.
Equipes: Cada equipe é composta por 8 jogadores (destes, devem estar presentes no início do jogo no mínimo 6 jogadores).