GET O DE PESSOAS
Dentro da administração a área de Recursos Humanos vem passando por inúmeras transformações nos últimos tempos. Assim, o que antes era apenas um departamento de pessoal que geria questões burocráticas e operacionais, hoje ganha novos canais estratégicos para as empresas.
De acordo com Chiavenato (2005) o mundo moderno se caracteriza por meio das tendências que abrangem a globalização, tecnologia, informação, conhecimento, serviços, ênfase no cliente, qualidade, produtividade, e principalmente a competitividade. Características essas, que tem a capacidade de influenciar poderosamente as empresas e sua forma de administrar junto aos colaboradores. Desta forma, o capital humano passou a ter um significado relevante. Da mesma forma, o setor de gestão de pessoas na atualidade ganhou um espaço significativo, pois é o setor responsável em sua maioria pelo maior capital que as empresas possuem – o capital humano. Diante desse contexto, o capital humano nos dias atuais implica na necessidade e preciosidade do talento humano nas empresas. Afinal, as organizações são compostas por pessoas que ocupam funções indispensáveis para o funcionamento e sucesso das mesmas.
No que compete a concorrência não apenas para profissionais em busca de oportunidades, mas também, de organizações em busca de bons profissionais, é fundamental que as empresas mantenham seus colaboradores motivados e capacitados proporcionando aos mesmos, qualidade de vida. O que pode evitar ou reduzir a rotatividade e a perda para a concorrência.
Conforme Marras (2001), geralmente a gestão de pessoas é realizada de acordo com cada líder e empresa, mas, é fundamental lembrar que o planejamento das estratégias aplicadas pela ARH deve proporcionar, além, das necessidades da organização significado positivo ao trabalhador, pois, cada funcionário possui um perfil comportamental, o que gera um desafio ainda maior para os profissionais de recursos humanos.
Logo, o papel do profissional atuante em RH é