Gestão
A interação entre a organização e seu ambiente relevante representa uma série de influências mútuas.
Em dado momento, a organização influencia o ambiente, e em outro é, por este, influenciada.
Em princípio, porque a organização faz parte do ambiente onde se acha inserida e recebe insumos deste ambiente.
Processa estes insumos e os devolve ao ambiente em forma de produtos, serviços, atendimentos, informações, recursos financeiros, entre muitos outros.
Figura 1: Interação Entre a Organização e Seu Ambiente Externo Relevante
A concepção da organização como processo, que interage com seu ambiente, é de fundamental importância na análise das organizações, porque nos mostra que não devemos analisá-la, apenas, em seus aspectos internos, mas, também, nos externos, localizados no ambiente relevante.
Que organização conseguiria vender seus produtos, se não houvesse clientes externos dispostos a comprá-los ou adquirir matérias-primas e equipamentos, se não houvesse fornecedores dispostos a vendê-los?
Até mesmo a concorrência, vista pelos menos avisados como danosa, pode nos ensinar a melhorar nossos produtos/serviços , atendimento, etc.
É também relevante o papel dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no dia-a-dia das organizações, quer seja em função da influência nos processos organizacionais, relativos ao cumprimento de obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas, quer na regulamentação do funcionamento da economia.
O Mercado de Trabalho oferta às organizações os Seres Humanos necessários às suas atividades.
O Mercado Financeiro administra os recursos, quer como aplicador, quer como financiador das atividades, e o Mercado Tecnológico sinaliza para as organizações o rumo das novas tecnologias disponíveis.
Relevante é, também, o Meio Ambiente,